EEEFM “Alto Jatibocas”
Itarana-ES
escolaaltojatibocas@sedu.es.gov.br
Anderson Herzog Mendes de Oliveira
Ismael Grünewald
Raislei H. Binow
Idolindo Gabrecht
Resumo
A prática
do esporte é fundamental para o desempenho físico e mental, proporcionando
saúde e bem estar. Para isso apresentamos um esporte que possa interagir de
forma cognitiva e inclusiva dispensando grandes espaços físicos e alta
mobilidade, constituído por matérias bem simples e de fácil acesso, podendo ser
ajustado às necessidades dos seus participantes.
Introdução
A sociedade é um tanto esquiva ao se tratar das
diferenças individuais. Muitas vezes pode ser preocupante lidar com algo
diferente do habitual. Por isso a própria sociedade tende a rejeitar essa parte
que difere do habitual. O processo de inclusão dessa parcela da sociedade deve
partir desta, afinal cabe a ela modificar-se e ajustar-se para “acomodar” a
totalidade de seus membros. Um grande passo a ser dado é a aceitação da
diferença, ou seja, reconhecer no indivíduo, independentemente de qualquer
coisa, suas potencialidades. Se tratando de educação inclusiva (e da educação
física), a diferença é um aspecto muito marcante, que muitas vezes pode
distanciar o sujeito das atividades sociais e interativas. É preciso haver o
reconhecimento do indivíduo como um ser repleto de características inigualáveis
que devem ser respeitadas e trabalhadas em todos os seus conteúdos, um sujeito
com potencial e competências diferentes, mas nunca excludentes. Dentro deste
contexto de extrema aceitação da diversidade, o esporte engloba a inclusão de
deficientes físicos, não só como espectadores, mas também como atletas de alto
nível, como sujeitos históricos e sociais.
Justificativa
e Motivação
O projeto nasceu a partir da necessidade, pois
temos uma aluna com baixa visão na nossa escola e a mesma se sentia um pouco
excluída dos demais, no que se refere às atividades físicas, em especial as
desportivas. Para isso procuramos exaustivamente alguma modalidade de esporte
viável para nossa escola, onde ela pudesse participar e se integrar junto aos
demais colegas de sala, trabalhando a coordenação física e cognitiva.
A prática de esporte é essencial para uma melhor
qualidade de vida. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que
vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser
humano. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores,
enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionando assim, um
impacto positivo sobre a educação.
O esporte melhora a condição cardiovascular dos
praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio
e o cognitivo. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de
socialização entre pessoas com ou sem deficiências, além de torná-las mais
independentes no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a
sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas
inúmeras potencialidades.
É o indivíduo fazendo-se como cidadão com garantia
plena de seus direitos.
Objetivo
Promover o desenvolvimento integral do indivíduo,
com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e
Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da
inclusão e transformação social.
Objetivo
Geral
Com o projeto pretendemos estimular a criatividade
individual e coletiva dos alunos, visando à inclusão e a socialização para
ascensão da aprendizagem e do conhecimento, fomentando a relação entre os
sujeitos que convivem na escola e na comunidade.
Objetivos
Específicos
Conscientizar a necessidade da prática de atividade
física regular e orientada, como suporte para uma vida mais saudável;
Possibilitar o trabalho da matemática integrada à
educação física por meio de regras e ordens de grandezas;
Resgate da autoestima, aprimorando o
desenvolvimento psicomotor e favorecendo a afetividade;
Gerar mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e
motor;
Possibilitar a descoberta e aproveitamento de novos
talentos;
Levar o acesso da prática de esporte para todos, mesmo
em ambientes de baixa mobilidade e pouco espaço físico;
Garantir a inclusão ao esporte de todos os alunos,
até mesmo aqueles que necessitem de cuidados especiais.
Materiais
e Métodos
Nosso projeto consiste em uma mini trave, uma bola,
duas garrafas pet com capacidade de 500 ml usados para engarrafar água mineral,
e 400 ml de água. Em cada garrafa deverão ser colocados aproximadamente 200 ml de água com a
finalidade de dar estabilidade e fixação às garrafas na superfície. Sendo que
estas deverão ficar em paralelo uma da outra na boca da trave com uma distância
aproximada de 1 cm para cada lado, contados a partir da bola que deverá passar
entre elas. O chute da bola deverá acontecer á 1,5 metros de distância do alvo.
Ao chutar a bola, essa deverá passar entre as duas garrafas sem derrubar as
mesmas, o participante ganhará 5 pontos, mas se ele derrubar as duas garrafas
num único lance o participante ganha 50 pontos. Bola rebatida não valerá ponto.
Para uma melhor compreensão veja o esquema abaixo.
Resultados
Esperados
Estimular e garantir a prática de esporte a todos
na nossa escola, promover a inclusão social e a aprendizagem, seja dentro ou
fora da escola;
Promoção da interdisciplinaridade entre as várias
disciplinas trabalhadas na escola;
Diminuição da exposição dos participantes a riscos
físicos e sociais;
Melhoria no rendimento escolar dos alunos
envolvidos;
Diminuição da evasão escolar na escola.
Nossa proposta é compartilhar esse projeto com
outras escolas e instituições, por meio de blogs e redes sociais com todos os
informes e pré-requisitos.
Conclusão
Este projeto de esporte se mostrou excelente para a
promoção da inclusão social podendo ser facilmente adaptado as necessidades de
cada instituição escolar.
Bibliografia
BROUGÉRE, Gilles.
Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
HASSENPLUG. Walderez Nosé. Educação
pelo Esporte: Educação para o Desenvolvimento Humano pelo Esporte. São
Paulo: Saraiva/Instituto Ayrton Senna, 2004.
METODOLOGIA
IEE- Ensinar Esporte para todos. Disponível
em <
http://www.esporteeducacao.org.br/>. Acessado pela última vez 09/06/2013
Projeto apresentado na 10ª Semana de Ciência e Tecnologia nos dias
22,23,24,25 de Outubro de 2013 na Praça do Papa, Vitória - ES.
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