Nesta sexta feira dia 20-12-2013 começou chover fortemente em Alto Jatibocas. A chuva só cessou no dia 25 "Natal".
Totalizando os 5 dias foram 712 ml de chuva registrado no pluviometro instalado no sítio do meu pai.
Observação Cada milímetro de chuva fornece um
litro de água por metro quadrado pode ser divulgada sem modificar em
nada as atuais informações meteorológicas, sendo apenas acrescentada,
algumas vezes, após a medida da chuva em milímetro (ml). Isso significa que já caíram até o momento 712 litros d'água a cada metro quadrado.
Também há trechos com a estrada interrompida.
A casa de uma família no centro do Distrito de Alto Jatibocas desabou hoje por volta das 8:00 da manha morro abaixo. Apenas um rapaz ficou ferido, o mesmo foi resgatado pelos vizinhos e foi conduzido ao Hospital em Santa Maria de Jetibá. Atualmente são três famílias que estão abrigadas na EEEFM "Alto Jatibocas".
Segundo informações não há possibilidade de transitar sentido Alto Jatibocas à Itarana. Pois há barreiras de terras caídas e uma enorme cratera na estrada, que se abriu na propriedade dos Rutzatz.
Créditos pelas fotos: Gercilane Brandenburg e Eliseu Seidler.
Fotos da cratera na estrada, que se abriu na propriedade dos Rutzatz.
Estrada Alto Jatibocas a Itarana.
Créditos das Fotos:Wili Beno Bauermann
Conforme podemos observar, os deslizamentos de terra ocorreram em quase toda parte. Quilômetros de estradas estão cheios de fendas e trincos.
Ao remontarmos um pouco da história observa-se que as chuvas tiveram uma proporção semelhante ao que ocorreu em março de 1940. (Alto Santa Joana 100 Anos de História) autor Ido Port.
Nessa época também ocorreu uma forte chuvarada acarretando deslizamentos mortes e enchentes em Figueira de Santa Joana cuja era então distrito da comarca de Itaguaçu.
0 comentários:
Postar um comentário