Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pedra de Cinco Pontões

Já é bem antiga a história do tesouro que se encontra escondida na Pedra dos Cinco Pontões localizada entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu.
Um das histórias inclusive foi publicado em 30-01-2011 pág 21 pelo Jornal Atribuna - ES.
Onde menciona- se uma suposta carta escrita pelos jesuítas no ano de 1880.

Segundo a reportagem os jesuítas teriam sido perseguidos por uma tribo desconhecida e foram obrigados a se esconder numa gruta localizada em algum lugar na pedra.
Mas no meu ponto de vista existem algumas divergências: primeiro o papel dos jesuítas não era garimpar e sim catequizar, nem tão pouco eles eram donos de tesouros, na região até hoje não há relato de nenhuma mina que possa produzir ouro ou diamantes.
Agora vamos refletir por outros ângulos. Nessa época de 1880 provavelmente era tudo coberto pela Mata Atlântica. Supondo-se que esse grupo de jesuítas tenha vindo de algum lugar de Minas Gerais aí faz sentido, pois a fronteira do Espírito Santo com Minas Gerais deve ficar uns 50 Km aproximadamente.
Outro ponto favorável a história é a geografia e o formato da pedra com cinco pontas que possibilitaria a sua identificação entre tantas outras pedras e montanhas que existem na região.
Pois se realmente, existe algo misterioso escondido naquela região, teria que ser nessa pedra, caso contrário, como os jesuítas poderiam identificar o ponto posteriormente, já que existem milhares de montanhas e mata pra tudo quanto é lado.
Talvez no futuro os cientistas podem inventar algum equipamento útil para fazer uma varredura entre o sub-solo e paredes de rocha, a fim de desvendar a história do suposto tesouro.

Vista da Pedra pelo pelo lado sul - Laranja da Terra.



O pico mais alto se encontra com uma altitude de 550 metros acimo do nível do mar.



Ainda existe uma outra versão da suposta riqueza escondida lá. Segundo as histórias que ouvi dos mais velhos quando ainda criança, é que existiria uma fenda ou buraco num desses picos cuja estaria uma grande quantidade de ouro encastrado naturalmente na rocha, e que o mesmo se assemelhava muito a um cacho de banana madura.
Porém havia uma enorme serpente que tomava conta desse ouro, só aparecendo no momento em que alguém estava prestes a colocar a mão no ouro. E também o relato de uma enorme força gravitacional puxando o indivíduo para baixo caso alguém tente escalar a pedra no local do ouro.
Ouvia essas histórias ainda bem criança acho que tinha uns 4 anos.

Caso realmente exista ouro na rocha ele seria parecido com estas imagens.





Também existe uma grande possibilidade do suposto tesouro ter sido confundido pela pirita também conhecida como "ouro dos tolos".
Para quem não conhece bem as propriedades e características do minério pode facilmente se enganar, confundindo-o como pepita de ouro.
Observe a pirita na imagem.

A pirita pode se apresentar de diversas formas inclusive em formas de cachos, como as histórias mencionam.


Vista da Pedra pelo lado norte - Itaguaçu.
Do alto da Pedra ao norte podemos avistar a cidade de Itaguaçu.

Do alto da Pedra ao sul podemos avistar a cidade de Laranja da Terra.



Nas proximidades existe uma cordilheira denominada de "Alto Sobreiro", lá encontramos uma linda cachoeira, cuja nascente se localiza no alto das terras frias de Itaguaçu.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você