Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

sábado, 17 de janeiro de 2015

Gasolina Verde

Resumo

Os principais desafios da atualidade estão relacionados à busca por fontes energéticas mais limpas e sustentáveis de forma a preservar o meio ambiente, reduzindo-se a poluição e a exploração dos recursos não-renováveis. Daí surge a necessidade de se produzir um combustível de uma forma mais limpa e simples que amenize a dependência dos combustíveis fósseis. Um desses processos é a produção da gasolina verde a partir dos hidrocarbonetos obtidos através da destilação das cascas de frutas cítricas, de onde se extrai o limoneno 1-metil-4-isopropenilciclohex-1-eno (C10H16).
Assim, este pode ser o combustível do futuro autossustentável.








Introdução

O uso do petróleo como fonte energética representa uma das maiores causas da poluição atmosférica, e sua queima contribui para o aquecimento global. A energia renovável é uma alternativa para reduzir esses efeitos maléficos, além disso, o uso dela faz com que o mundo diminua a dependência dos combustíveis fósseis, que num futuro muito próximo poderão se extinguir. Embora existam inúmeras possibilidades de fontes energéticas, nem todas elas são viáveis, se formos fazer uma análise mais profunda algumas fontes requerem tecnologias complexas e transferência de energia de um setor para o outro, tornando-as na maioria das vezes impraticável devido ao alto custo de produção.
Os atuais projetos de combustíveis alternativos, a base de vegetais que existem no Brasil, requerem certa cautela, e devem ser conduzidos de forma racional, caso contrário esses poderão implicar em prejuízos na produção de alimentos, ocupando terras agricultáveis. Sendo assim há a necessidade de novas pesquisas e buscas de outras fontes que não se limitam apenas a produção do etanol e o biodiesel.
Nesse contexto procuramos desenvolver um combustível que seja isento de todas essas implicações e que seja de fato ecologicamente viável em todos os sentidos como: ambiental, autossustentável, econômico e sem interferência na produção de alimentos. 

Justificativa e Motivação


A casca das frutas pertencentes aos citrus possuem um combustível formado por uma mistura de óleos essenciais. Cerca de 90% desses óleos são constituídos por limoneno, substância pertencente aos hidrocarbonetos (composição de carbono e hidrogênio) semelhantes à gasolina, derivado do petróleo.
O limoneno é altamente usado na indústria como: solvente, pigmentos de tintas, indústria de fármacos e alimentícia.
Atualmente hoje são necessárias mais de 2000 frutas para produzir um litro de limoneno, porém isso pode ser contornado com um melhoramento genético das plantas, aumentando a produção do mesmo. 
Testes preliminares realizados com a substância sugerem resultados satisfatórios de que o mesmo poderá ser usado como um novo combustível alternativo num ciclo produtivo autossustentável, onde se extrai o suco da fruta, da casca o óleo, da sobra a biomassa, que irá alimentar a fornalha da destilaria, e por fim as cinzas resultantes da combustão poderão ser usadas como biomineral fertilizante e corretivo do solo fechando o ciclo.

Objetivo

O presente projeto tem o objetivo, relativo à preservação ambiental no sentido de que, o processamento do biocombustível poderá nos dar maior independência em relação à necessidade da extração e exploração do petróleo, já que este é um recurso não renovável e altamente poluente e degradável ao planeta. 


Objetivo Geral

Com o projeto pretendemos estimular a criatividade científica, visando um trabalho voltado a uma maior eficiência energética com tecnologias mais limpas e autossustentáveis.

Materiais e Métodos 

Nosso projeto experimental consiste em um destilador simples feito com materiais de fácil aquisição, usando o método por arraste de vapor de água. A casca das frutas cítricas é triturada e colocada dentro do destilador, adiciona-se ¾ de água. Assim que a temperatura atingir aproximadamente 100ºC, esta entrará em ebulição arrastando o limoneno junto a ela passando pelo condensador. 
À medida que o vapor se condensa irá pingar o limoneno junto a água dentro do becker.
Depois transfere-se este para uma bureta graduada com registro a fim de separar os componentes. Espera-se um tempo para a decantação onde poderemos observar as duas fases, o limoneno (C10H16) substância apolar irá ficar em cima, e a água (H2O) sendo polar em baixo.
Essa água utilizada no processo da origem ao hidrolato, subproduto da destilação de óleos essenciais por destilação a vapor, a água utilizada na destilação a vapor capta os elementos terapêuticos e assim esta água apresenta não só o aroma, mas as propriedades do óleo essencial numa proporção de 0,002%. Esse subproduto é largamente usado na indústria de cosméticos.
Abre se a torneira e deixa-se o hidrolato escorrer dentro de um recipiente identificado, e depois restará somente o limoneno que deverá ser rotulado e identificado como combustível inflamável e posteriormente guardado em local seguro.
Uma das vantagens do processo é que, em geral, o arraste se faz com vapor de água, a destilação, à pressão atmosférica, resultará na separação do componente de ponto de ebulição mais alto, a uma temperatura inferior a 100°C.
Uma vez obtido o limoneno é feito a formulação para que fique compatível com a tradicional gasolina.

Resultados Esperados


Nossa proposta é obter parceria com outras empresas e acreditamos que o nosso projeto possa abrir as portas para um futuro autossustentável que assegure a geração de emprego e renda para o Brasil. Também queremos explorar outras fontes de óleos essenciais.

Conclusão


Nos testes em campo foi utilizado uma moto Honda CG 150, cujo o motor é 4 tempos e esta teve uma autonomia de 40 quilômetros por litro.
Em outro momento foi usada uma roçadeira da marca Makita, com motor 2 tempos. Ambos sendo motores diferentes os resultados foram satisfatórios.
Recentemente também descobrimos que as folhas de laranja, mexerica e limão... também são ricas em limoneno. Isto nos da mais certeza que estamos no rumo certo, pois nas entre safras podem ser processados os caules e as folhas resultantes de podas regulares realizados durante o ano nos pomares.


  

Teste em Campo



Parcerias para o biocombustível entrar em contato:

idocelulares@hotmail.com

Idolindo Gabrecht

 
© 2007 Template feito por Templates para Você