Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

domingo, 28 de novembro de 2010

Helmut Sick em Itarana


Helmut Sick versus a Saira apunhalada

No século XIX , Jean de Roure capturou o primeiro exemplar da espécie na região de Muriaé, leste de Minas Gerais. Intrigado, pois nunca havia visto nada parecido, enviou a pele ao naturalista Carl Hieronymus Euler, um suíço radicado no Brasil, que residia no interior do Rio de Janeiro.
Este mandou-a para o ornitólogo Jean Cabanis, do museu de Berlim, na Alemanha, onde permanece até hoje. Por carta, o estudioso dizia nunca ter visto a espécie em mais de trinta anos de coleta.
Em 1870, Cabanis a descreveu, indicando a procedência, tamanho e cor, entre outras características. Esse escrito foi a primeira referência sobre a ave no mundo.
Passaram-se 71 anos antes que alguém a visse novamente voando no Brasil. Só em 1941, o ornitólogo alemão Helmut Sick avistou um grupo de oito espécimes em Itarana, na localidade de Alto Jatibocas/Alto Limoeiro atitude 900 metros em relação ao nível do mar. Sendo comunidades pertencentes ao município de Itarana, região centro-serrana do Espírito Santo.



Por questão de religião, língua e hábitos, Helmut Sick ficou hospedado por mais de um ano junto a família do pastor Friederich Leonhard Fuckshuber.Pois o mesmo pode ser constatado em várias fotografias tiradas na época.



Além disso o mesmo acompanhava o pastor junto ao pastorado a fim de conquistar e simpatia e se socializar com a população.
A sua despedida de Alto Limoeiro foi marcado por uma enorme exposição de materiais recolhidos durante a sua pesquisa. Grande parte desse material encontra-se no Museu Nacional de Rio de Janeiro.
Porém seus trabalhos foram frustrados com a explosão da Segunda Guerra Mundial pela europa a fora, pois muitos alemães foram presos e torturados na época pelo governo Getúlio Vargas, sob alegação que os mesmos poderiam apresentar uma possível ameaça para a soberania nacional.
Também foi nesta época onde muitos registros e documentos foram confiscados e queimados ao fogo, bem como livros e bíblias em idioma alemão.
Tudo isso foi como uma espécie de lavagem cerebral e muita coisa se perdeu.
Passando-se, o período da guerra alguns prisioneiros foram libertados dentre eles o ornitólogo Helmut Sick.
Como não coletou nenhum espécime e desconhecia o exemplar empalhado do Museu de Berlim, apenas registrou detalhes da plumagem em seu livro de campo. Mais tarde, quando voltou à Alemanha e visitou o museu, percebeu a importância de sua descoberta.
Mas apenas em 1979, 38 anos depois de tê-la avistado, Sick redigiu nota oficial a respeito: um texto breve, com cinco linhas, publicado no "Bulletin of the Britsh Ornithologists Club" (Boletim do Clube dos Ornitólogos Ingleses).
Após 1941, num misterioso jogo de esconde-esconde, a saíra-apunhalada levou mais 54 anos para dar o ar da graça. Em 1995, o birdwatcher (observador de aves) Dereck A. Scott registrou, no município de Santa Teresa, na Reserva Biológica Augusto Ruschi, a cerca de 30 quilômetros a leste de Alto Limoeiro, um indivíduo em bando misto, parecendo a Nemosia rourei. Mas ficou em dúvida se realmente tratava-se da espécie.
Três anos depois, em 22 de fevereiro de 1998, seis pesquisadores brasileiros, Claudia Bauer, José Fernando Pacheco, Ana Cristina Venturini, Pedro Rogerio da Paz, Mariana Pacheco Reher e Luciano Petronetto do Carmo, viram-na novamente em Pindobas IV. Por acaso.
A partir daí, a equipe da Originalis Natura (Pedro Rogério, Ana Cristina, Mariana e Luciano) passou a acompanhar a ave. Foram feitas excursões ao local em diferentes meses do ano. Em todas possível registrar a Nemosia rourei.



Devido ao desmatamento ocorrido no município de Itarana acredita-se que a tal saíra apunhalada, possa estar extinta na região. Mas isso são apenas hipóteses, pois assim como a ave já foi avistada em outras vezes ao acaso, a mesma ainda poderá surpreender mais uma vez aqui na região.

Mais informações sobre a estadia de Helmut Sick em Itarana, pode ser encontrado no livro: Os Alto de Itarana de autoria do pastor Ido Port.
* Informações no site da Originalis Natura: www.originalisnatura.com.br

Anote:

* Nome popular: Saíra-apunha-lada
* Nome da espécie: Nemosiarourei
* Filo: Chordata
* Classe: Aves
* Ordem: Passeriformes
* Família: Emberizidae
* Sub-família: Thraupinae
* Status de Conservação: No Brasil: ameaçada de extinção segundo portaria do Ibama (1522 de 19/12/1989). No mundo, é considerada uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você