Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"CAMINHADA- DIA DOS PROFESSORES 15/10/14 ITARANA-ES"


Respeito, ética! Nós queremos e merecemos.




Dia do professor... Afinal que dia é esse?

A Constituição do Brasil estabelece que a educação é direito de todos os cidadãos e dever do Estado. O professor é a peça fundamental para cumprir essa determinação. Assim sendo, essa classe deveria ser mais valorizada, ou pelo menos mais respeitada, mas , infelizmente, isso não acontece. Uma vez que trata-se de uma profissão estratégica para o desenvolvimento intelectual, econômico, moral e cívico em qualquer lugar do mundo, é extremamente revoltante saber que o professor nesse país ainda está em segundo plano ((?) Admitir essa posição é ser muito otimista).
Em alguns países há uma maior compreensão da importância dessa classe, pois passaram a respeitar e valorizar os professores, diferentemente do Brasil onde somos humilhados, desvalorizados, assediados moralmente e sem o direito de expressão (direito constituído por lei), já que temos de permanecer calados para não sermos coagidos por quem tem o “poder da caneta”.
Que democracia é essa em que o professor não pode expressar seus sentimentos? Onde está o respeito e a cidadania que fazem parte do currículo escolar? Por que esse descaso? A quem interessa profissionais desmotivados, exauridos, doentes, desistentes ?
Será que no Brasil os políticos, médicos, promotores, juízes, desembargadores e os demais profissionais nasceram formados? Será que as nossas autoridades nunca sentaram em uma sala de aula? Nunca tiveram um professor para pegar em suas mãos e ensinar a escrever o seu próprio nome? E se tiveram, por que tanto descaso com essa classe?
De todos os segmentos da sociedade ouve-se sobre o anseio por educação de qualidade e, desde sempre, essa responsabilidade é encarregada ao professor. Contudo, é imprescindível não ignorar o fato de que para essa qualidade tão almejada concretize-se, faz-se necessário e urgente ações concretas que favoreçam o aprendizado. Ações que colaborem para educadores saudáveis e felizes com a profissão escolhida; tratamento condigno ; apoio permanente não só de autoridades, como também de toda a sociedade, pois a principal ferramenta de trabalho da educação é o próprio professor.
O dia dos professores (assim instituído para um momento reservado à homenagem e comemoração ) faz- nos pensar o amargo de nossa situação em busca incessante por valorização. Trabalhar por amor? Isso só não basta! Profissionais felizes, proporcionam o mesmo a seus alunos e, o primordial, promovem educação eficaz.
Clamamos as nossas autoridades que lancem um olhar especial à educação prioritariamente no que diz respeito aos profissionais dessa área. (Texto escrito por professores)














O Movimento contou com os professores das escolas estaduais e municipais do Município, e também tivemos a participação de colegas professores do município de Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá. Além desses também contamos com representantes  de outras entidades simpatizantes ao movimento. 

 
© 2007 Template feito por Templates para Você