Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cinomose Canina

 Veja o perfil dos cães com cinomose 
 Paralisia total ou parcial


O Que é a Cinomose?
A cinomose é uma enfermidade altamente contagiosa causada por um vírus que afeta os aparelhos respiratório, gastrointestinal, e particularmente, o sistema nervoso dos filhotes e cães adultos. O vírus também infecta cães selvagens (por exemplo, raposas, lobos, coiotes, cães do mato).
Como se Propaga a Cinomose?
Os cães  jovens e os cachorrinhos poden infectar-se devido a exposicão a aerosóis que contenham o vírus, proveniente das secreções nasais de cães ou outros animais selvagens infectados.
Os surtos de cinomose tendem a ser esporádicos. Como a cinomose
também  afeta a população de animais selvagens, o contato entre essa população pode facilitar a dispersão do vírus.
Quais são os cães que  tem o risco de contrair?  
Todos  os cães tem risco, sem embargo, os cachorrinhos de menos de quatro meses de idade e mesmo os cães que  tenham sido vacinados contra cinomose são susceptíveis de adquirir a infeccão.
Gatos, outras espécies, e mesmo os humanos não tem risco de contrair esta doença, ela é típica de cães, sejam domésticos ou selvagens como lobos, coiotes ou cães do mato.
Quais são os sinais clínicos da cinomose?
Os primeiros sintomas de cinomose que o dono pode notar, são congestão ocular e secrecão aquosa ou de pus nos olhos. Posteriormente, os cães desenvolvem febre, descarga nasal, tosse, letargia, apetite reduzido, vômito e diarréia. Em estados avançados, o vírus pode atacar o sistema nervoso ocasionando ataques ou convulsões, espasmos o paralisia parcial ou completa.
Ocasionalmente, o vírus provoca um rápido crescimiento das células de queratina na planta da pata, resultando em um engrossamiento plantar. A cinomose é a miúde fatal. Ainda que os cães não morram da enfermidade, o vírus da cinomose pode ocasionar danos  irreparáveis no sistema nervoso do cão. A cinomose é tão séria e os sintomas são tão variados que qualquer cão enfermo deve ser levado imediatamente ao Médico Veterinario para ser examinado e diagnosticado.
Como se Diagnostica e se Trata a Cinomose?
O Médico veterinario diagnostica a cinomose baseando-se no exame clínico e análises de laboratório. Não existe nenhum medicamento disponível para matar o vírus nos cães infectados.
O tratamento consiste primordialmente em múltiplos esforços para prevenir as infecções secundárias; controle do vômito, diarréia,  sintomas neurológicos e combater a desidratação por meio da administração de líquidos. Os cães enfermos devem manter-se cobertos para prevenir esfriamentos, receber um bom cuidado
hospitalar e permanecer separados de outros cães.
Como se Previne a Cinomose?
A vacinação e a prevencão do contato com animais infectados se consideram como os melhores elementos na proteção da cinomose.
Os cachorrinhos são os mais susceptiveis a  infecção, devido a imunidade natural adquirida proveniente do leite materno gradualmente diminui antes de que o proprio sistema imune do cachorro haja desenvolvido para combater a infecção.
Se o cachorro é exposto ao vírus da cinomose durante este periodo de proteção diminuída pode chegar a adoecer.
Uma preocupacão adicional é que a imunidade proveniente  do leite materno poda interferir com a resposta efetiva da vacinacão. Isto significa que os cachorrinhos vacinados ocasionalmente poden sucumbir a infecção da cinomose. Para reduzir esse periodo de proteção mínima e prover uma defesa ótima contra a cinomose durante os primeiros meses de vida, se recomenda a administração de uma série de vacinações.
Até que o cachorrinho haja recibido a série completa de vacinações o dono deve exercer muito cuidado quando leva seu cãozinho a lugares onde concorrem outros cachorrinhos  (por exemplo, feira de filhotes, parques, lugares de adestramento e obediência, lugares de hospedagem e estabelecimentos de banho e tosa.
Canis de adestramento e hospedagem que mantem uma reconhecida boa reputação reduzem o risco a
exposição do vírus exigindo os documentos de saúde e a  carteira de vacinação. Também praticam uma boa higiene e o isolamento dos cachorrinhos e os cães enfermos.
Para a proteção dos cães adultos os donos deveen estar seguros que o programa de vacinação de seus cães estejam em dia.
Peça a seu Médico Veterinário que lhe recomende o programa de vacinação mais apropriado para seu mascote.
Evite sempre tanto o contato com cães infectados como, o contato com cães selvagens que podem estar infectados.
Estas são informações básicas acerca da cinomose, seu Médico Veterinário é  meio mais confiavel e seguro de informacão concernente a saúde de seu mascote.

Fonte: American Veterinary Medical Association, versão e adpatação para português Edgar Cardoso


 
© 2007 Template feito por Templates para Você