Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Belezas Silvestres

Há mais ou menos 10 anos atrás era muito difícil de se observar canários da terra, livre e solto em Itarana. Sendo que entre os anos de 1970 a 1990 o pássaro se encontrava quase extinto na natureza. Pois eram poucas as propriedades onde alguns casais de canários ainda podiam ser vistos, tais como a propriedade do senhor Luiz Herzog e Paulo Possimoser, estes também repudiavam a captura dos mesmos, com isso nenhum caçador chegava perto.

Também se tinham pessoas que criavam os filhotes em cativeiro para posteriormente soltá-los, dentre eles se destacam o senhor Luiz Claudio Perin e Ervim Seidler, aqui de Alto Jatibocas. Pois eles mantinham os canários numa espécie de regime semi-abertos, sendo que o principal objetivo era aumentar a população de canários para posteriormente soltá-los. De certa forma isso funcionou, pois garantiu a manutenção da espécie. Sendo que isso pode ser considerado um marco, pela preservação do canário da terra.
Mas depois de movimentos que aconteceram no município, apelando para a abertura voluntária das gaiólas e conscientização que garantiu a liberdade dos canários na natureza. Hoje a população de canários da terra aumentou expresivamente.
Além disso é bastante comum ver propriedades onde existem locais para alimentar os pássaros com fubá, e até caixotes pregados para facilitar a procriação dos mesmos. Isso mais uma vez mostra que os humanos são capazes de interferir na natureza, tanto de forma negativa como positiva.


Alimentando os canários com fubá. Obviante outros pássaros competem o alimento, como as rolinhas, tico-tico...

Além do canário outro pássaro vem se destacando na região, a saíra-sete-cores Família: Thraupidae
Espécie: Tangara seledon
Pois é admirável a beleza da sua plumagem e cores.



É um pássaro que vive sempre em bando, com temperamento agresivo e muita agilidade na otenção do alimento. Isso lhe proporciona uma vantagem sobre os outros pássaros que vivem no mesmo habitat.

Também ainda resiste na região a tiriba, antigamente a mesma chegava a formar bandos de 100 pássaros, hoje no máximo são de 8 a 10 pássaros.
Também conhecida pelo nome de tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis) é uma ave da família Psittacidae que habita regiões florestais. Sua alimentação são frutas e sementes.
Possivelmente sua população diminuíu devido a perda do habitat.





Além das imagens podemos observar os mesmos através dos vídeos obtidos por mim durante uma filmagens feitos próximo a minha residência.




 
© 2007 Template feito por Templates para Você