Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

domingo, 23 de maio de 2010

Esta imagem é de Alto Jatibocas no início da década de 1950. Como podemos observar haviam poucas construções, até o relevo, parece ser mais plano.
Nessa época o transporte ainda era feito a cavalo ou a pé. Repare bem! No lugar da escola EEEFM "Alto Jatibocas", havia uma pequena árvore nas proximadades.



















Também foi na década de 1950 onde foram abertas as estradas por meio de mutirões.
Como não haviam máquinas para abrir as estradas, disponíveis em nosso munícípio. As estradas foram abertas na base do enxadão.
A estrada que iria ligar, Alto Jatibocas a Santa Leopoldina, foi posta em dúvida por alguns integrantes do mutirão. Pois houve um cidadão que afirmou que nunca iria subir um carro naquela serra, e mesmo se tentasse, iria correr o risco de fundir o motor, devido tamanho esforço. Lógico, tal fato nunca aconteceu. Pois em pouco tempo depois, os veículos começaram a circular normalmente.
Nas baixadas de Alto Jatibocas as estradas foram abertas pouco antes. O cidadão que se prontificou em transportar o pessoal do mutirão para abrir as estradas, foi o seu Paulo Possimoser com seu "Chevrolet Brasil".




















Também teria sido Paulo Possimoser, que exclamou dizendo, a frase: "Carro bom é Chevrolet".





















Antigo grupo escolar de Alto Jatibocas . Ao que indica parece ser a comemoração em homenágem ao dia da "Independência do Brasil" 7 de setembro.





















A data provável dessa foto é do ano de 1955. Dentre a turma os quais que foi possivel identificar até o momento são: "Danilza Berger Herzog", Floriano Garbrecht, Regina Gabrecht Hoffmann, e quem sabe outros nomes apareçam...?
Essa escola começou a ser construída em meados de 1949, segundo informações que obtive com meu pai, naquela época ainda não havia uma estrada para "Figueira", hoje a cidade de Itarana. Sendo que todos os tijolos utilizados para construção dessa escola, foram feitos aqui em Alto Jatibocas mesmo, bem próximo a escola.
Dessa escola, atualmte só restam ruínas.




















Aqui aparece a foto do primeiro ônibos de Itarana que fez a linha "Itarana a Colatina". Do lado direito aparece o proprietário da linha Crisogno Meneghel. Essa foto possivelmente foi tirado em meados de 1960.
Em 1975 esse mesmo ônibos começou a fazer a linha de Barra Encoberta passando por Alto Jatibocas a Itarana.
Possivelmente esse ônibos rendeu um bom lucro na época, já que motocicletas e carros de passeio ainda quase não existiam.

















Aqui aparece o Coro de Trombonistas de Alto Jatibocas, foto essa que segundo meu pai foi tirada em um dia de Pentecostes, possivelmte esta foto foi tirada em 1970.
Aqui sequem os nomes em ordem, conforme a foto da esquerda para direita: Germano Gabrecht, Germano Grünewald, Ervin Seidler, Friderico Grünewald, Raimundo Gabrecht, Alfredo Küster, Lorival Seidler, Emílio Krause, Evaldo Gabrecht, Rodolfo Krause, Valdemiro Pufal, e Emílio Hakbat, que estava segurando um livro de partitura dando uma ajudinha a banda.




















Aqui, começava a era do café em Alto jatibocas, financiamento nos bancos, juros baratos. Na época tinha- se o seguinte dilema: "PLANTE CAFÉ QUE O GOVERNO GARANTE. Esta fotografia foi tirada em 1976. O mais interessante é que na época a cidade de Santa Maria de Jetibá era semelhante em relação ao número de residências em Alto Jatibocas.




















O interessante é que na época, não haviam motos, e sim um monte de bicicletas. Os automóveis da época eram o Pik-up da Fort, Corcel I, Fusca, Variant e outros. Também podemos observar que, no local onde atualmente existe o comércio do Vanilto Berger, naquela época só existia um paiol velho. E a máquina de beneficiar café do seu Florêncio Berger estava prestes a ser construída. Porém, nota-se que no local, daquela pequena árvore dos anos 50, foi construído a Escola Unidocente.
Segundo informações, teria sido um torneio de futebol. Pois naquela época o futebol era sucesso. Todos sonhavam em jogar bola como o Rei Péle.





















Aqui podemos observar que as lavouras de café do seu Florêncio Berger haviam sido plantadas recentemente.


















Aqui temos a imagem do time pertencente a comunidade "Cruzeiro Futebol Clube", atualmente esse time está extinto. Provavelmente essa foto é de meados da década de 1970.


















Veja como está Alto Jatibocas em 2008





















A partir de 2004 a Escola passou a oferecer Ensino médio. A EEEFM atualmente está tecnológicamente bem equipada, alí estudam mais de 400 alunos no total.
O aparelho celular está quase presente em todas as casas. Pois o sinal das torres está sendo captado por antenas externas que elevam o sinal para os aparelhos.
Também em meados do mês de janeiro de 2007, surge a internet banda larga via rádio. Porém ainda são poucos que desfrutam do seu uso. O café atualmente não é muito rentável. Pois está sendo consorciado com o plantio de banana. Em partes mais elevadas, onde o solo é pobre, está sendo substituído pelas plantações de eucalípto.




















Como podemos ver Alto Jatibocas não progrediu muita coisa nesses últimos anos. E também não é um lugar onde a pessoa vai juntar rios de dinheiro. Pois as propriedades são divididos em pequenos sítios onde as pessoas se sustentam com o fruto do trabalho braçal.
Porém é uma das regiões com o clima mais agradável e equilibrado do Brasil, isso faz Alto Jatibocas uma das melhores regiões para se viver.

Esta página ainda não se encontra no seu estado definitivo, pois ainda está em fase de revisão e teste. Sendo que peço a compreenção de todos. Obrigado!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você