Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Pedra-de-Raio??? “Jhiwitta Kill”


Segundo o mito quando se formam fortes tempestades com raios e trovões estes podem fundir-se a atmosfera e originar pedras em formato de cunha, os quais têm diversas denominações: Pedra-de-Corisco Cunha de São Pedro, Pedra-de-Raio, e no dialeto pomerano são conhecidos como “Jhiwitta Kill”.
Há muitas versões curiosas desses achados. Alguns dizem que ela é extremamente perigosa, pois dizem que ela seria capaz de atrair os raios durante uma tempestade. Alguns diziam até que a pedra se mexia durante a tempestade, a maioria desses achados ocorria em meio às plantações nos momentos de capina ou arado. Com todas essas temidas superstições a maioria desses achados eram guardados em barracas longe das residências ou até mesmo jogados fora para bem longe, pois a lenda dizia que eram perigosas dentro de casa em dias de tempestades.
Conforme os relatos dos Antigos Pomeranos, quando o raio cai, ele enterra a pedra em formato de cunha a sete palmos do chão. Somente, após sete anos ela reaparece naturalmente na superfície.
Pelo fato de ser professor de Física e Química comecei a me interessar sobre esse mito, e com a ajuda do pastor Ido Port fizemos uma divulgação junto ao plano de culto que circulava entre a paróquia e assim em pouco tempo algumas pessoas apareceram com esses achados, ano de 2005.
Logo era possível observar que os mesmos se tratavam de machadinhas de pedras feitas de forma rústica por alguma civilização antiga entre a transição do período da pedra lascada para a idade da pedra polida.




Em relação aos mitos podemos dizer que:
·         Se eles realmente podem oferecer algum perigo sob presença de fortes raios, pois as mesmas são muito densas e constituídas por uma grande quantidade de elementos metálicos como o Fe.

·         Em relação às vibrações e movimentos da pedra, descrito pelos antigos sob a presença de tempestades era devido à própria vibração e sacolejo que o chão dá em momentos de fortes trovões e lembrando que os assoalhos das casas eram de tábuas isso explica todo o fenômeno.

A pedra-de-raio Fulgurito, de acordo com a Geologia, forma-se por conta da fusão de minerais ou rochas pela ação de um raio. Ao atingir o chão, a altíssima temperatura da descarga elétrica funde o material que encontra e pode, nesse processo, formar uma nova substancia mineral. É um processo natural e inorgânico, que produz uma substancia sólida, homogênea e de composição química definida. Porém o mesmo não tem nada haver com a pedra citada acima encontrada na região. 

Imagem do Fulgurito formado pela fusão da areia:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você