Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Terra da Jabuticaba

Não é atoa que muitos confundem o nome "Alto Jatibocas" com Alto Jabuticaba.
Pois é aqui nas terras altas de Itarana que a jabuticabeira encontrou o clima ideal para produzir e ploriferar. São tantas jabuticabeiras que elas crescem de forma nativa entre meio a Mata Antlântica.



Nome popular: jabuticabeira; jabuticaba-preta
Nome científico: Myrcia cauliflora Berg
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil - Mata Atlântica.



Características da planta
A jabuticabeira é espontânea em grande parte do Brasil. Frutifera de origem sul-americana (brasileira) é encontrada com mais freqüência na região sudeste. Árvore de porte médio, piramidal, podendo chegar até 12 m de altura, dependendo da espécie. Folhas opostas, lanceoladas, vermelhas quando novas e posteriormente, verdes.



As pragas que mais atacam a jabuticabeira são o pulgão ceroso (Capulina jaboticabae,) Quanto as doenças, a ferrugem , causada pelo fungo Puccinia psidii Wint, que afeta folhas, flores, frutos e ramos com manchas necróticas circulares, é a mais importante delas.
Atualmente a produção também é bastante afetada pela ave denominado de jacu ou Penelope do género de aves craciformes. Como são aves de grande porte acabam derrubando boa parte da produção.
Enquanto não houver um controle dessas aves, pode se dizer que hoje ela é uma das piores pragas da jabuticaba, por onde passa só deixa estragos.
A jabuticabeira infelizmente cresce muito devagar e demora algo em torno dos 7 anos para produzir. Existem pés de jabuticabas aqui em Alto Jatibocas que estão produzindo há mais de 120 anos.


A polpa é rica em ferro,o consumo da fruta é indicado para gestantes, pois evita o aparecimento da anemia, também rico em fósforo, boas doses de niacina e antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores.
Segundo nutricionistas a jabuticaba também contém boa quantidade de vitamina C.
Que eleva a imunidade do nosso corpo.
Ainda boa parte da produção acaba se estragando nos pés. Devido a fragilidade da fruta e manejo.
Da produção total apenas 60% é comercializado, sendo que 25% tem destino às vinícolas situadas em Santa Teresa para produção do famoso vinho de jabuticaba e 35% é comercializado para a Ceasa da Grande Vitória.


 
© 2007 Template feito por Templates para Você