Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mitos e lendas em Alto Jatibocas

Durante a minha vida ouvi muitas histórias e conversas, entre pessoas fazendo referências a temida harpia (Harpia harpyja).
A harpia é a mais pesada, e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 10 quilos. Também conhecido como gavião-real ou uiraçu-verdadeiro.
As harpias são predadores muito eficazes, com garras mais compridas do que as de um urso. É uma águia adaptada ao vôo acrobático em ambientes florestais de espaço fechado.
Esta ave, possui grandes habilidades de caça, e o cardápio geralmente são mamíferos.
Por isso em alguns lugares a tal ave é conhecida como pega-macaco.
Dizem que antigamente essa tal ave também existia na Mata Atlântica de Alto Jatibocas, e demais localidades da região Serrana do Espírito Santo.
E obviamente a fama da harpia, não era a das melhores, pelo fato de ser um predador e caçador de mamíferos.
Segundo as histórias da população, é que muitas famílias de pomeranos entravam em pânico ao avistar a tal ave. Pois dizem que ela chegava a raptar bebês e crianças recém nascidas com suas garras, carregando-as para seu ninho, no alto das árvores a fim de servirem como alimento.
Também existem relatos onde a ave teria raptado pequenos bezerros recém nascidos.
Isso tudo parece ter uma certa veracidade, se levarmos em consideração as dificuldades pelos quais as famílias pomeranas passaram ao se instalarem na região no final do século XIX. Pois antigamente os bebês eram colocados em balaios e levados junto à roça onde os demais membros da família, pai e mãe, trabalhavam dia após dia.
Tais costumes ainda persistem entre algumas famílias até os dias de hoje.
Conta-se que uma dessas harpias foi avistada há muitas décadas atrás na fazenda dos Grünewald em Alto Jatibocas, sendo que a mesma foi imediatamente morta numa tocaia a tiro de espingarda, ja que a mesma representava um enorme perigo aos camponeses.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você