Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

sexta-feira, 23 de julho de 2010

História Pomerana em Alto Jatibocas

VEJA COMO TUDO COMEÇOU

Segundo informações de antigos moradores, em 1879 vieram as primeiras famílias italianas para a região do município de Itarana. Nessa mesma época chegaram os demais imigrantes europeus: os alemães, holandeses, turcos e pomeranos. A família Schultz, segundo relatos históricos, foi a primeira a chegar, formando logo uma comunidade luterana.
A história da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Alto Limoeiro de Jatibocas teve início com sua fundação em 1893. Posteriormente com o aumento do número de famílias pomeranas as comunidades foram se expandindo.
Praticamente toda a parte alta do município de Itarana é colonizada por famílias de descendentes pomeranos. As outras descendências citadas como: holandesas, turcos e alemães hoje são confundidos entre os pomeranos. Pois por algum motivo o dialeto e costumes pomeranos se sobressaíram melhor dos demais, e assim todos passaram a falar o mesmo dialeto. São exemplos: a família Schafelen (Holandesa), Schneider (alemã), Guilherme (turco).
Por outro lado, não houve nenhuma socialização entre os italianos, pois parece que havia uma certa hostilidade entre ambos, (fatos curiosos). Alguns dizem que foi por causa das Guerras Mundiais. No entanto, ninguém sabe ao certo.
Como os pomeranos não tinham uma escrita própria, utilizavam a escrita alemã com todos os seus segmentos ortográficos. Geralmente tinham-se escolinhas espalhadas nas comunidades, e as aulas eram ministradas por pessoas também ligadas a igreja como presbíteros ou mesmo pastores que tinham se formado na Alemanha. Isso durou alguns anos, mas foi frustrado pelo Governo Getúlio Vargas, época em que houve a 2ª Guerra Mundial, os pastores ou quaisquer que fossem, foram proíbidos de se comunicar em alemão. Nesse período também foram suspensas as missas celebradas em alemão, bíblias alemães foram arrancadas das mãos dos pomeranos e foram queimadas ao fogo. Com isso, também as escolinhas foram fechadas, e passou-se um grande período de vasto esquecimento e analfabetismo. Foi como uma espécie de lavagem cerebral e a vida dos pomeranos nunca seria mais a mesma com todo esse acontecido.
Outro fato triste é que durante muito tempo as famílias pomeranas vêm sofrendo tudo quanto é tipo de humilhação. Como essa descendência se isolou nas áreas rurais. Muitos não sabiam escrever e nem se quer, se expressar em português. Isso foi um problema muito sério, que traz as seqüelas até os dias atuais. Muitos possuem documentação toda errada, trazendo dificuldades na hora de requerer aposentadoria na Previdência Social, dificuldades que vêm atingindo principalmente a classe feminina. Com isso, hoje temos de dois a quatro sobrenomes diferentes em uma mesma família. Pois os cartórios não estavam nem aí, “tanto faz, tanto fez”, pois geralmente eram tratados como (alemão bobo).

 
© 2007 Template feito por Templates para Você