Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

sábado, 27 de setembro de 2014

HIDROPET: SISTEMA DE IRRIGAÇÃO INTELIGENTE



HIDROPET: SISTEMA DE IRRIGAÇÃO INTELIGENTE

Dhiully Tim Garbrecht
Lurdiana Küster Bein
Vânia Seidler
Idolindo Gabrecht
EEEFM “Alto Jatibocas”
escolaaltojatibocas@sedu.es.gov.br



Resumo

É bem conhecido o fato de que cultivar plantas traz benefícios para as pessoas. As plantas podem alegrar o ambiente e trazer uma sensação de conforto e bem-estar, além de nos presentear com a beleza e o perfume de suas flores. O que talvez você não saiba é que as plantas podem ser os maiores aliados do homem no combate às substâncias tóxicas. Mas também precisamos buscar na ciência mecanismos inteligentes para irrigar essas plantas sem causar excessos ou promover a proliferação de mosquitos, como exemplo: o mosquito da dengue.



Introdução

Uma das grandes preocupações de quem possui plantas em sua residência, jardim ou em áreas remotas é como mantê-los hidratados no período de sua ausência sem ter ninguém para irrigar os mesmos. Para quem tem o costume de ficar muito tempo fora de casa, é necessário um sistema inteligente de irrigação, para que o solo tenha sempre a umidade ideal.
A técnica da irrigação pode ser definida como sendo a aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade adequada ao desenvolvimento normal das plantas nele cultivadas, a fim de suprir a falta ou a má distribuição das chuvas.
Dessa forma, o objetivo que se pretende com a irrigação é satisfazer as necessidades hídricas das plantas, aplicando a água uniformemente e de forma eficiente, ou seja, que a maior quantidade de água aplicada seja armazenada na zona radicular à disposição da planta. Este objetivo pode ser alcançado de maneira bastante simples e acessível.



Justificativa e Motivação

Sabemos que as plantas são fundamentais para a vida na Terra. Elas geram oxigênio, alimento, fibras, combustíveis, remédios e alimentos que permitem aos humanos e outras formas de vida a existir. Enquanto elas realizam tudo isso, as plantas ainda absorvem dióxido de carbono, um importante gás do efeito estufa, através da fotossíntese. Mas a vida sedentária e o trabalho diário das pessoas às vezes impõem alguns obstáculos para a correta manutenção dessas plantas, bem como a hidratação.
Para tal fizemos um aprofundado estudo através de metodologias que permitissem uma irrigação segura e eficiente sem provocar danos à saúde. Para tal, nos baseamos no próprio ciclo da chuva por meio da evaporação do solo, onde a água evapora, sobe para a atmosfera e quando finalmente alcança zonas com temperaturas mais baixas se condensa em líquido e volta a cair em forma de chuva.
Descobrimos que as garrafas pet transparentes são excelentes estufas onde podemos facilmente reproduzir o ciclo da chuva hidratando a planta conforme a oscilação térmica. Também verificamos que os mesmos também podem ser perfeitamente acoplados como hidrantes das pequenas hortas urbanas.
O mais gratificante em relação ao projeto é a ciência que o envolve, tecnologia a custo zero. Porém pode contribuir de forma significativa na saúde e bem estar da população.

Objetivo

Levar ao publico o conhecimento de uma tecnologia barata e eficiente para o manejo sustentável das plantas. Facilitar o cultivo de pequenas hortas e jardins sem desperdícios mostrando o uso racional da água de forma inteligente promovendo saúde e bem estar ao alcance de todos, proporcionando ar puro e uma alimentação saudável. Garantir uma irrigação das plantas de forma segura onde as pessoas possam viajar com tranquilidade por dias ou semanas seja a passeio ou férias sabendo que suas plantas estão sendo irrigadas sem dar margem ao mosquito da dengue.

Objetivo Geral

Possibilitar uma nova modalidade de irrigação sustentável e eficiente para as plantas promovendo saúde e bem estar à população.

Objetivos Específicos

Realizar um trabalho em sala de aula capaz de auxiliar a comunidade local;
Apresentar a população um recurso simples e eficiente, eliminando desperdícios;
Reaproveitamento e utilização das garrafas Pet;
Melhorar a arborização das residências e jardins, promovendo um ambiente mais arejado e menos poluído;
Efetivar um trabalho escolar preocupado com a sustentabilidade e aplicabilidade imediata a custo zero.

Materiais e Métodos 

Além de uma ampla pesquisa de campo envolvendo testes e simulações. A base do nosso projeto usa somente materiais reaproveitados, que é o caso das garrafas pet.
Sabemos que já existem algumas tecnologias de irrigação envolvendo gotejadores feitos com garrafas pet. Porém nenhuma delas garante uma irrigação eficiente de forma contínua e segura, devido os seguintes fatores, que são: a variação do fluxo de vazão, pressão hidrostática e a formação de lodo na água ao longo do tempo. E nesse sentido procuramos desenvolver uma nova forma de irrigação usando os mesmos materiais, porém imitando o ciclo da chuva por meio da evaporação e condensação superando os sistemas convencionais que irrigam por gravitação. Após testes e aferições da temperatura conseguimos as variáveis, estabelecendo os melhores padrões. Alguns dos procedimentos podem ser encontrados no anexo abaixo.


Resultados Esperados

Levar o conhecimento do nosso projeto de irrigação sustentável a toda população que cultivam plantas ornamentais e pequenas hortas. Promover uma irrigação eficiente e sustentável, garantindo a saúde e o uso racional da água de forma inteligente. Sendo assim, depois da comunidade escolar, o trabalho será divulgado passo a passo em blogs e redes sociais podendo ser difundido e compartilhado por todos.



Bibliografia

BARBIERI, J. C. Gestão  Ambiental  Empresarial: Conceitos,  Modelos  e  Instrumentos. Editora Saraiva, 2ª ed., Rio de Janeiro, 2006.
CARUSO, R. Água, vida. Campinas, Fundação Cargill, 1998. 112p.

CLIMATEMPO – Previsão do tempo. Meteorologia e noticias em tempo real. Disponível em http://www.climatempo.com.br/. Acessado pela última vez 19/07/2013
Kondenskompressor GOTEO SOLAR DRIP IRRIGATION Disponível em http://kondenskompressor.blogspot.com.br/ . Acessado pela última vez 02/08/2013
PEREIRA, A.R.; VILLA NOVA, N.A.; SEDIYAMA, G.C. Evapotranspiração. Piracicaba: FEALQ, 1997. 183p. EMBRAPA – Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária. 


Anexos



 
© 2007 Template feito por Templates para Você