Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

domingo, 20 de outubro de 2013

BOLA INTERATIVA



EEEFM “Alto Jatibocas”
Itarana-ES
escolaaltojatibocas@sedu.es.gov.br
Anderson Herzog Mendes de Oliveira
Ismael Grünewald
Raislei H. Binow
Idolindo Gabrecht
Resumo
A prática do esporte é fundamental para o desempenho físico e mental, proporcionando saúde e bem estar. Para isso apresentamos um esporte que possa interagir de forma cognitiva e inclusiva dispensando grandes espaços físicos e alta mobilidade, constituído por matérias bem simples e de fácil acesso, podendo ser ajustado às necessidades dos seus participantes.


Introdução
A sociedade é um tanto esquiva ao se tratar das diferenças individuais. Muitas vezes pode ser preocupante lidar com algo diferente do habitual. Por isso a própria sociedade tende a rejeitar essa parte que difere do habitual. O processo de inclusão dessa parcela da sociedade deve partir desta, afinal cabe a ela modificar-se e ajustar-se para “acomodar” a totalidade de seus membros. Um grande passo a ser dado é a aceitação da diferença, ou seja, reconhecer no indivíduo, independentemente de qualquer coisa, suas potencialidades. Se tratando de educação inclusiva (e da educação física), a diferença é um aspecto muito marcante, que muitas vezes pode distanciar o sujeito das atividades sociais e interativas. É preciso haver o reconhecimento do indivíduo como um ser repleto de características inigualáveis que devem ser respeitadas e trabalhadas em todos os seus conteúdos, um sujeito com potencial e competências diferentes, mas nunca excludentes. Dentro deste contexto de extrema aceitação da diversidade, o esporte engloba a inclusão de deficientes físicos, não só como espectadores, mas também como atletas de alto nível, como sujeitos históricos e sociais.


Justificativa e Motivação
O projeto nasceu a partir da necessidade, pois temos uma aluna com baixa visão na nossa escola e a mesma se sentia um pouco excluída dos demais, no que se refere às atividades físicas, em especial as desportivas. Para isso procuramos exaustivamente alguma modalidade de esporte viável para nossa escola, onde ela pudesse participar e se integrar junto aos demais colegas de sala, trabalhando a coordenação física e cognitiva.
A prática de esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionando assim, um impacto positivo sobre a educação.
O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o cognitivo. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de socialização entre pessoas com ou sem deficiências, além de torná-las mais independentes no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
É o indivíduo fazendo-se como cidadão com garantia plena de seus direitos.


Objetivo
Promover o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social.

Objetivo Geral
Com o projeto pretendemos estimular a criatividade individual e coletiva dos alunos, visando à inclusão e a socialização para ascensão da aprendizagem e do conhecimento, fomentando a relação entre os sujeitos que convivem na escola e na comunidade.

Objetivos Específicos
Conscientizar a necessidade da prática de atividade física regular e orientada, como suporte para uma vida mais saudável;
Possibilitar o trabalho da matemática integrada à educação física por meio de regras e ordens de grandezas;
Resgate da autoestima, aprimorando o desenvolvimento psicomotor e favorecendo a afetividade;
Gerar mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor;
Possibilitar a descoberta e aproveitamento de novos talentos;
Levar o acesso da prática de esporte para todos, mesmo em ambientes de baixa mobilidade e pouco espaço físico;
Garantir a inclusão ao esporte de todos os alunos, até mesmo aqueles que necessitem de cuidados especiais.

Materiais e Métodos
Nosso projeto consiste em uma mini trave, uma bola, duas garrafas pet com capacidade de 500 ml usados para engarrafar água mineral, e 400 ml de água. Em cada garrafa deverão ser colocados aproximadamente 200 ml de água com a finalidade de dar estabilidade e fixação às garrafas na superfície. Sendo que estas deverão ficar em paralelo uma da outra na boca da trave com uma distância aproximada de 1 cm para cada lado, contados a partir da bola que deverá passar entre elas. O chute da bola deverá acontecer á 1,5 metros de distância do alvo. Ao chutar a bola, essa deverá passar entre as duas garrafas sem derrubar as mesmas, o participante ganhará 5 pontos, mas se ele derrubar as duas garrafas num único lance o participante ganha 50 pontos. Bola rebatida não valerá ponto.
Para uma melhor compreensão veja o esquema abaixo. 


Resultados Esperados
Estimular e garantir a prática de esporte a todos na nossa escola, promover a inclusão social e a aprendizagem, seja dentro ou fora da escola;
Promoção da interdisciplinaridade entre as várias disciplinas trabalhadas na escola;
Diminuição da exposição dos participantes a riscos físicos e sociais;
Melhoria no rendimento escolar dos alunos envolvidos;
Diminuição da evasão escolar na escola.
Nossa proposta é compartilhar esse projeto com outras escolas e instituições, por meio de blogs e redes sociais com todos os informes e pré-requisitos. 


Conclusão
Este projeto de esporte se mostrou excelente para a promoção da inclusão social podendo ser facilmente adaptado as necessidades de cada instituição escolar.

Bibliografia
BROUGÉRE, Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HASSENPLUG. Walderez Nosé. Educação pelo Esporte: Educação para o Desenvolvimento Humano pelo Esporte. São Paulo: Saraiva/Instituto Ayrton Senna, 2004.
METODOLOGIA IEE- Ensinar Esporte para todos. Disponível
 em < http://www.esporteeducacao.org.br/>. Acessado pela última vez 09/06/2013

  
Projeto  apresentado na 10ª Semana de Ciência e Tecnologia nos dias 22,23,24,25 de Outubro de 2013 na Praça do Papa, Vitória - ES.


 
© 2007 Template feito por Templates para Você