Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Mito da Cobra Voadora em Alto Jatibocas

O inseto popularmente chamado de jequitiranabóia é a tal temida e lendária cobra voadora. O inseto ainda provoca curiosidade e medo, mesmo nos que apenas ouviram falar da sua suposta "picada mortal".
Segundo o mito, uma vez que a pessoa é picada, ela morreria em menos de 24 horas. Também existem relatos que algumas pessoas se auto mutilaram, cortando dedos, mãos, braços, pernas... por onde teria ocorrido a picada, tudo isso para impedir que o veneno mortal se espalhasse pela corrente sanguínea.


Aqui em Alto Jatibocas é comum encontrar essa cobra voadora, principalmente a noite atraídos pela iluminação, já que na região ainda existe muita mata nativa.
Conta-se que próximo a uma trilha que passava pelas propriedades de seu Guilherme Sassemburg e Emílio Hackbart, divisa entre Itarana e Santa Maria de Jetibá, havia uma árvore repleto desses insetos "jequitiranabóia", sendo que a mesma gerava pavor e medo. Para eliminar o foco de cobras voadoras, decidiram atirar contra elas de espingarda. Seu Guilherme Sassemburg ainda frisou, que algo muito misterioso havia ocorrido, pois meses depois que o tal foco havia sido eliminado, a tal árvore secou completamente.
E assim aqui em Alto Jatibocas era muito comum as pessoas falarem a respeito da temida cobra voadora, principalmente entre a população mais idosa.
Mas foi graças ao Pastor Ido Port que a tal lenda da cobra voadora foi desmistificada na região.
Nas horas de folga o Pastor Ido se dedicava a natureza e a pesquisa, muitas vezes era mais que um biólogo. Assim como os demais, ele também se encantou com a misteriosa cobra voadora.
E decidiu encontrá-la e pesquisá-la através de atlas e encicloédias que poderiam fazer referencia a mesma. A jequitiranabóia pertece a ordem Homoptera (a mesma das cigarras) e à famíliaFulgoridae, habitam as florestas tropicais.
Mas mesmo diante de toda informação, ainda há quem agredite que a cobra voadora seja perigosa e letal.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você