Atenção

Para uma melhor visualização do conteúdo desse site.

Recomenda-se o uso do Internet Explorer ao invés dos outros navegadores.



Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Erva-de-Santa-Maria conhecido em pomerano como Flöiha Krut


A ilustração abaixo mostra que quando nos deparamos com pulgas em nossos fiéis amigos, o grande problema está no ambiente que ele habita. Nós observamos apenas 5% das pulgas nos animais, os 95% estão no ambiente sob as formas de ovos, larvas e pupas.
Os principais problemas causados por pulgas em cães e gatos são dermatite alérgica pela picada da pulga, transmissão de vermes e parasitas.




Existem inúmeros produtos no mercado que prometem combater as pulgas, mas a verdade é que poucos tem eficácia. Muitos desses produtos são severamente tóxicos podendo intoxicar o animal ou mesmo humanos.
Além disso os poucos produtos que trazem resultados satisfatórios são excessivamente caros.



As pulgas além de irritar a pele dos cachorros também altera o humor, deixando-os nervosos e agitados.


Remédio caseiro de combate as pulgas à base da Erva-de-Santa-Maria (Chenopodium ambrosioides L.


Colhe-se um punhado de ramos e folhas da planta e coloca-se para curtir em um litro de álcool etílico. Depois de dois dias, pega-se uma flanela para coar o líquido que deverá ter uma aparencia bem esverdeada como mostrado na figura abaixo dentro dos recipientes.



Pode se colocar o produto dentro de um pulverizador ou borrifador. Deve se pulverizar a pelagem do animal evitando o contato do produto com os olhos do animal.
Eu mesmo fiz o teste em meus cachorros e constatei que o produdo caseiro à base da Erva-de-Santa-Maria é tão eficiente ou mais quanto os melhores produtos industrializados no que dizem respeito ao cambate das pulgas.


Constituintes químicos da Erva-de-Santa-Maria: Óleos essenciais, contendo ascaridol (principalmente nas sementes), anetol (éster fenólico), safrole, N-docosano, N-hentriacontano, N-heptacosano, N-octacosano, b-pineno, methadieno, dimetilsulfóxido, d-terpineol, aritasona, salicilato de metila, cânfora, ambrosídeo, betaína, kaempferol rhamnosídeo, santonina, chenopodium saponina A, chenopodosídeos A e B, cineol, p-cimeno, 3-0-glicosídeo de quercitina, iso-hametina, pinocarvona, quenopodina, histamina, limoneno, glicol, ácidos butírico e salicílico, ácidos orgânicos, taninos, terpenos, carveno, p-cimol, linomeno, pectina, sais minerais.


A Erva-de-Santa-Maria em pomerano é conhecido como Flöiha Krut que traduzido para o português significa (erva da pulga).
Antigamente essa planta era bastante comum entre as ervas daninhas, pricipalmeente em meio as lavouras  de café, porém com as constantes aplicações de herbicidas, priciplamente o glifosato está eliminando e afetando a  população dessa planta, podendo inclusive extingui-la num futuro breve.  

A melhor forma de se proteger essas plantas medicinais é evitando se a capina e a plicação de herbicidas sobre as mesmas. Pois isso evitará que elas se extinguem no futuro. E a natureza por sua vez agradece.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você