Há muitos anos sempre ouvimos falar de histórias referente a famosa Pedra da Onça, ou seja a famosa jazida de águas marinhas. Porém para alguns céticos, tudo não passariam de lendas...
Até o momento não haviam fotos do alto da pedra e nem do antigo garimpo. Sendo que a história foi mencionada por diversas vezes nos principais jornais do Estado.
Então eu mais o colega João Paulo resolvemos planejar uma busca no local, e fazer um levantamento histórico e geográfico do mesmo.
Porém como nem tudo acontece do jeito que queremos, aconteceram vários imprevistos e a viagem teve que ser adiada por diversas vezes...
Finalmente no dia 21-03-2013 conseguimos realizar a façanha e obtemos um riquíssimo registro fotográfico da área.
Observem:
3 comentários:
Idolindo, parabéns pelo trabalho de levantamento geológico desenvolvido na maciço da Pedra da Onça. A mina lavrada nesse local ocorreu em 1941 e a cata de fragmentos das grandes peças de água-marinha foi executada durante décadas e os rejeitos de caulim e cascalhos e de toda a terra foi exaustivamente peneirada e atirada montanha abaixo. Mas em todo o entorno desse rochedo existem corpos pegmatíticos encaixados, tanto do lado que é vertente para Itarana, quanto no lado oposto.
A última intervenção de garimpagem no topo do maciço foi executada por Hermelindo, irmão de criação de João Azevedo (notório executor da lavragem). Ele, nessa época, residia em Governador Valadares e compareceu garimpando no local por vários anos. Seu trabalho consistiu na locação de um túnel escavado no rochedo acompanhando uma massa pegmatítica mediante o uso de explosivos. Outros detalhes poderão ser obtidos no livro "A Pedra da Onça: jazidas, lavras e garimpos", cuja 1ª edição foi publicada em novembro de 2007.
O livro "A Pedra da Onça: jazidas, lavras e garimpos", depois de esgotadas as duas primeiras edições caminha para a terceira, embora com relativo atraso devido minhas enfermidades. Tenho como data provável para o lançamento em 15 de março de 2014. Conforme minha promessa, publiquei o pequeno romance com o título JAQUARITÁ relacionado ao tema Pedra da Onça. Como referência, pesquisei no endereço http://www.seara.uneb.br/sumario/alunos/pauloroberto.pdf, acessado em 19.05.2010. A resposta que dá conta do assunto jaguaritá foi-me endereçada por e-mail de roberto@harrop.com.br, 21/05/2010, cujo teor está registrada no final do livro citado acima, em refeências.
Postar um comentário