Graças as condições favoráveis do tempo, a produção, e a qualidade do café em Itarana prometem ser uma das melhores dos últimos anos. Pois isso traz bons ânimos ao cafeícultor.
No comércio os preços também melhoraram bastante, por outro lado o mercado está cada vez mais exigente obrigando os cafeícultores a buscar novas técnologias para o melhoramento da qualidade do café.
Atualmente ser um caféicultor não é ter 100.000 ou 500.000 pés de café, e sim uma lavoura produtiva e café com qualidade.
Ao longo do tempo muitas teorias foram introduzidas. Como novas variedades de café, que prometiam ser resistentes ao bicho mineiro e ferrugem, plantio densado e outras... todas foram desastrosas. E quem acabou caindo nesse conto acabou levando prejuízo.
Pois a prática ao longo dos anos vem mostrando, que a melhor variedade de café para a região é o catuaí vermelho ou amarelo, introduzido no ínicio da década de 1970.
O espaçamento mais adequado para a região serrana é a de 1,50 X 3,00. Isso porque devemos considerar o café como uma cultura perene (dura anos). Muito diferente de um pé de feijão.
A medida que passa o consumo de café vem conquistando novos adeptos no mundo todo, uma vez que está cientificamente comprovado em ínumeras pesquisas realizados por laboratórios do mundo inteiro os benefícios do café em relação a saúde e bem estar. Como estimulante neurológico, estimulante sexual, inibidor do câncer de próstata...
Por isso se faz necessário a secagem dentro de estufas ou secadores de ar quente. Atualmente o valor do café despolpado oscila em torno dos R$ 500,00 a 550,00 reais a saca de 60 quilos quando beneficiado. Normalmente é produto de exportação atendendo a classe média/alta.
Comparando-se ao café convencional que está em torno dos R$ 260,00 a 270,00 reais a saca. Sabemos claramente que vale a pena obtermos um café de qualidade.
Estufa para secagem de café
Para obtenção de um café de qualidade é necessário um rigoroso processo de secagem dos grãos. A construção de estufas e terreiros suspensos se faz necessário.
Lenha de eucalipto par alimentar as fornalhas
Pesquisas nas principais universidades mostram que é recomendável o uso de lenha de eucalipto nas fornalhas do secador de café.
Nas pesquisas realizadas com a lenha de eucalipto, ouve uma melhora de 20% na qualidade da bebida final do café.
Isto quer dizer que, se você está queimando outro tipo de lenha como: mangueiras, jaqueiras, abacateiros ou mata nativa.
Você estará comprometendo a qualidade do café. Além disso a queima desse tipo de lenha aomenta a concentração de CO2 no ar contribuindo para a poluição e efeito estufa.
Recomenda-se o uso da lenha de eucalipto, caso contrário é prejuízo na certa.
Secador de café com fornalha indireta
0 comentários:
Postar um comentário